Buscar
  • ASSPONTEC Instalações Elétricas

Instalações elétricas no Brasil - uma questão de segurança

Por Alex Brito (*)


Alguns acidentes e incêndios graves provenientes de causas elétricas têm comovido o país nos últimos anos. Destacam-se, mais recentemente, os casos ocorridos no Museu Nacional e no Ninho do Urubu, este último que acaba de completar seis meses. Ambos põem em dúvida as metodologias de verificação dos órgãos regulamentadores e o tipo de instrução que os usuários detêm em como agir preventivamente.


Apesar desses incêndios de grande proporção e notoriedade não terem ocorrido em ambientes residenciais e comerciais, a maior parte dos incêndios por sobrecarga no Brasil ocorrem nesses tipos de edificações.


A Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade) afirma que essas edificações comerciais e residenciais são as mais suscetíveis aos incêndios por sobrecarga.


Em 2018, foram registrados 537 acidentes elétricos no Brasil. Sendo 30% deles na região sudeste, onde está situado nosso estimado Rio de Janeiro. Os números de mortes foram referentes a 43% dos registros. Entre 2017 e 2018 houve um aumento de 19% no número de incêndios e de 107% no número de mortes.



ASSPONTEC - Sempre trabalhando com Segurança em suas Instalações Elétricas


O Brasil, infelizmente, ainda registra grande números de acidentes de origem elétrica, principalmente ocorridos por usuários pouco instruídos em ambiente doméstico. É interessante observar as decisões que países mais desenvolvidos têm tomado em relação à segurança das instalações elétricas de baixa tensão. Todos eles exigem certificação para instalações novas e reformadas e, em alguns países como a França, a certificação das instalações já existentes.


Segundo estatísticas do SUS (Sistema Único de Saúde), foram registradas em 10 anos mais de 50 mil mortes por acidentes elétricos, uma média de 5 mil por ano. Enquanto dados da revista CIPA mostram países como a França por exemplo, registrando 60 mortes anualmente pelas mesmas causas, atestando a grande vantagem de se agir preventivamente.


Nem mesmo o aspecto compulsório de se atenderem requisitos de Normas Técnicas como as da ABNT NBR 5410/2004 e NR10 atestam total confiabilidade ao modelo de nossa legislação por conta da indefinição e falta de clareza de suas responsabilidades. Devemos nos precipitar às legislações e órgão regulamentadores objetivando garantir a segurança em nossas residências e estabelecimentos comerciais. Instalações elétricas adequadas, previamente dimensionadas e uso de componentes certificados é o que deve prevalecer.


O grupo ASSPONTEC se disponibiliza a ser parceiro de ações de conscientização como o trabalho de conscientização realizado pela Abracopel, com a divulgação do Anuário e informações relacionadas à segurança elétrica. Esse esforço conjunto é um direcionamento sobre como mudar a realidade da segurança das instalações elétricas no Brasil para que nos próximos anos seja possível trilhar um caminho diverso desse que hoje representa a escalada crescente de acidentes.


Além disso, o grupo ASSPONTEC tem a segurança sempre em primeiro lugar em todos os serviços. Trabalhamos no Rio de Janeiro com Instalações Elétricas, Reforma de PC de Luz, Aumento de Carga, Reforma Elétrica, Instalação de Painéis Solares e muito mais. Consulte-nos e faça um orçamento.


Contatos: (21) 2458-8840 / (21) 3855-9256 / (21) 99561-6267


(*) Alex Brito – formado em eletrotécnica, faz parte do corpo técnico do grupo ASSPONTEC.

0 visualização
© 2020 - ASSPONTEC
reforma de pc de luz rj, empresa de eletrica rj, empresas de energia rj, empresas de instalações elétricas rj, crea rj, instal eletrica, recon bt light, reforma elétrica rj, instalações elétricas rj, reforma elétrica, alta tensão rj, baixa tensão rj, instalação de painéis solares rj, aumento de carga rj, aumento de carga light, reforma de pc rio de janeiro, instalações elétricas rio de janeiro, eletricista rj, empresa terceirizada elétrica, serviços eletricidade rj, empresas instalações elétricas, planta eletrica, tecnico eletricista, preciso eletricista, pc luz força, aumento carga light, quadro eletrico residencial, reparos residenciais, serviços eletricos, recon bt light, empresas energia rj, reforma pc luz condomínio, empresas eletrica rj, quadro distribuição residencial, reforma parte elétrica, eletricista instalador predial, reforma elétrica rio janeiro, empresas de serviços eletricos no rio de janeiro, geradores