Buscar
  • ASSPONTEC Instalações Elétricas

Passos para certificar que seu condomínio está seguro

Por Manoel Antonio do Nascimento Jr. (*)


A vida em condomínio é desafiadora, tanto para moradores quanto para administradores. Entre estes desafios está a manutenção das instalações.

Além da capacidade de reação rápida para corrigir os problemas e minimizar a ocorrência de danos futuros, acompanhar o fator custo é fundamental para que estas ações possam unir as necessidades do condomínio com a satisfação e a capacidade de pagamento dos condôminos.


Para alcançar este cenário, alguns passos precisam ser seguidos com determinação:

  • Elaborar um orçamento capaz de atender as tarefas com segurança, em especial, aquelas voltadas à integridade física das instalações.

  • Estabelecer um programa de rotinas que englobem ações preventivas a serem obedecidas pelos funcionários e/ou prestadores de serviço.

  • Programar vistoria ou inspeção (mais indicada) nas instalações, para obter um plano de obras eficaz.

  • Classificar as ações preventivas com graus de impacto crítico.

  • Manter condôminos, visitantes, funcionários e prestadores de serviços cientes de sua contribuição.

  • Criar e divulgar boas práticas voltadas para o bem estar das pessoas e da segurança do condomínio.


Estas tarefas geram um número elevado de atividades, sendo importante destacar algumas delas:


1 – MANUTENÇÃO PREVENTIVA: é essencial que ações preventivas sejam executadas, não apenas na conservação de piscinas, salões de festas, jardins e quadras esportivas. Não devem ser esquecidas as atividades preventivas em quadros de força, elevadores e casa de máquinas, por exemplo. A ASSPONTEC, através de sua equipe especializada, está apta a elaborar um plano personalizado de manutenção preventiva para seu condomínio.


2 – ELEVADORES: obedecer a períodos regulares de manutenção, na verificação de cabos e roldanas, velocidade recomendada pelo fabricante, operação perfeita das portas, parada correta e lubrificação, dentre outros pontos. A ASSPONTEC faz a manutenção completa de elevadores e prepara um relatório detalhado (com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica) para ser entregue à Administração do condomínio.


3 – ATERRAMENTO: de extrema importância para o funcionamento dos para-raios. A resistividade (capacidade de aterramento) deve ser monitorada e a ASSPONTEC, uma empresa especializada, atende plenamente esta demanda.


4 – LAUDO DE VISTORIA TÉCNICA: documento obrigatório para condomínios que contam com um Sistema de Prevenção de Descarga Atmosférica (SPDA), comumente chamado de para-raios. A inspeção e o teste deste sistema, bem como o atendimento às normas técnicas, devem ser observados regularmente. Este é mais um serviço especializado da ASSPONTEC.


(*) Engenheiro Elétrico e Redator Técnico de Engenharia.


31 visualizações
© 2020 - ASSPONTEC
reforma de pc de luz rj, empresa de eletrica rj, empresas de energia rj, empresas de instalações elétricas rj, crea rj, instal eletrica, recon bt light, reforma elétrica rj, instalações elétricas rj, reforma elétrica, alta tensão rj, baixa tensão rj, instalação de painéis solares rj, aumento de carga rj, aumento de carga light, reforma de pc rio de janeiro, instalações elétricas rio de janeiro, eletricista rj, empresa terceirizada elétrica, serviços eletricidade rj, empresas instalações elétricas, planta eletrica, tecnico eletricista, preciso eletricista, pc luz força, aumento carga light, quadro eletrico residencial, reparos residenciais, serviços eletricos, recon bt light, empresas energia rj, reforma pc luz condomínio, empresas eletrica rj, quadro distribuição residencial, reforma parte elétrica, eletricista instalador predial, reforma elétrica rio janeiro, empresas de serviços eletricos no rio de janeiro, geradores